Viver como nômade digital se tornou um objetivo para várias pessoas. Isso acontece porque muitas delas já estão cansadas da vida atribulada dos grandes centros, da rotina de trabalhos estressantes e da péssima qualidade de vida de muitas cidades brasileiras.

O nômade digital tem a possibilidade de viajar o mundo, conhecer lugares diferentes, fazer novas amizades, aprender um novo idioma, entre outras facilidades. Se ainda não sabe o que é um nômade digital, acompanhe esse artigo que eu te explico tudo!

Saiba o que é nômade digital

Vida de nômade digital

O nômade digital é uma pessoa que decide trabalhar remotamente usando a tecnologia para isso. Portanto, como não precisa de um local fixo para exercer as suas atividades, pode atuar de qualquer lugar do mundo.

O termo nômade digital pode até parecer novo para você, mas algumas pessoas já fazem prática desse estilo de vida há algum tempo porque procuraram ter mais liberdade e flexibilidade no seu dia a dia.

Mas qualquer um pode ser nômade digital? Acredito que sim, desde que trabalhe com algo que permita exercê-lo de forma remota, sem precisar está preso a um escritório. E é isso que faz um nômade querer viajar o mundo.

Entretanto, viajar pelo mundo não quer dizer que o nômade resolveu tirar um ano sabático, pois são situações completamente diferentes. Não ter residência fixa é uma escolha de quem possui uma renda que não depende de algo físico.

Como se tornar um nômade digital

Algumas escolhas precisam ser feitas para se tornar um nômade digital. Uma das principais mudanças é a escolha de uma profissão que permita trabalhar remotamente ― caso você ainda não trabalhe dessa forma.

A escolha da profissão

Até pouco tempo era difícil um funcionário CLT se tornar um nômade digital porque a maioria das empresas não reconhecia essa forma de trabalho. Com a reforma trabalhista atual esse cenário mudou completamente.

O Home Office ― chamado teletrabalho ― foi regulamentado e algumas empresas começaram a adotar esse regime de trabalho. A demanda aumentou porque as organizações perceberam melhoria na produtividade de seus colaboradores, além de considerável redução de custo. Verifique com a empresa onde trabalha se a sua função pode ser exercida dentro do regime home office.

No entanto, o maior número de nômades digitais ainda vem de atividades como freelancer, autônomos, profissionais liberais, empreendedor e influenciador digital. Entenda cada uma delas.

Freelancer

O Freelancer troca o seu tempo de trabalho por dinheiro. O que isso quer dizer? Quanto maior a demanda de tarefas, melhoram as suas possibilidades de ganhos. Geralmente, precisa apenas de um computador ou notebook e de um bom acesso a internet para trabalhar de qualquer lugar do mundo.

Entre as principais profissões estão redator, revisor, produtor de conteúdos, tradutor, programador, publicitário, desenvolvedor, designer digital, profissional de marketing digital, publicitário, entre tantas opções.

Vantagens de trabalhar como Freelancer

Desvantagens de trabalhar como Freelancer

Profissional Liberal e Autônomo

O profissional que atua como Advogado, Contador, Administrador, Economista, Engenheiro, Jornalista, entre outras profissões e que possa exercer a sua função remotamente, pode se tornar um nômade digital.

Muitos profissionais liberais trabalham prestando consultoria para algumas empresas e até para pessoa física. Isso também pode acontecer com professores que escolhem prestar suporte para alunos de forma online.

Vantagens de trabalhar como Profissional Liberal ou Autônomo

Desvantagens de trabalhar como Profissional Liberal ou Autônomo

Empreendedor Digital

A demanda que mais cresce no nomadismo digital é o Empreendedor Digital. Isso porque vender produtos online se tornou algo rentável e seguro, bastando criar as melhores estratégias de divulgação.

Você pode tanto criar produtos físicos ou digitais (infoprodutos) quanto se tornar afiliado de produtos de terceiros, divulgando e vendendo em diferentes canais de mídia. Esse trabalho pode ser feito por meio de um blog, fanpage no Facebook, página no Instagram e canal no Youtube.

Vantagens de ser um Empreendedor Digital

Desvantagens de ser um Empreendedor Digital

Gestor Virtual

Trabalhar como Gestor Virtual

O Gestor Virtual é a oportunidade de transformar em atividade remota algumas atividades que fazem parte da rotina de muitas pessoas. Tarefas que antes só poderiam ser feitas da mesa de um escritório, hoje são aplicadas de qualquer lugar.

O profissional pode trabalhar com diferentes tipos de gestão (administrativa, financeira, mídias sociais), prestando serviço para clientes no Brasil e no exterior. Para isso, basta ter um computador e uma boa internet.

Vantagens de ser um Gestor Virtual
Desvantagens de ser um Gestor Virtual

Influenciador Digital

O Influenciador Digital é aquele que usa os canais digitais para criar autoridade em um determinado nicho, ditar tendências, formar opiniões, influenciar comportamentos e compartilhar experiências com seu público.

Seu trabalho não está direcionado a apenas uma rede social, mas pode atuar em várias delas para alcançar um público maior. Dessa forma, consegue ganhar com divulgação de marcas, posts patrocinados, participação em eventos, palestras, entre outras opções.

Vantagens de ser um Influenciador Digital

Desvantagens de ser um Influenciador Digital

Os prós e contras de ser um nômade digital

Como qualquer outro estilo de vida, escolher ser um nômade digital também tem seus pontos positivos e negativos. O que você precisa é avaliar a importância de cada um na sua vida.

A maioria das imagens que circula na internet sobre a vida nômade é caracterizada por pessoas que estão com um computador de frente para um belo mar. Entretanto, você não deve tomar isso como verdade, já que a realidade pode ser bem diferente.

Vantagens de ser um nômade digital

São várias as vantagens de escolher uma vida de nômade digital. Conheça algumas delas:

1. Viajar à vontade

O nômade pode viajar para qualquer lugar do mundo, sem ter que aguardar as férias chegarem. Além de ter a oportunidade de conhecer diversos destinos, você tem a felicidade de viver como um nativo. Por isso, escolha ficar um mês em uma cidade, duas semanas em outro destino e até mais tempo em um determinado lugar.

2. Networking internacional

Viajando para vários lugares do mundo, o nômade tem a possibilidade de fazer amizades com pessoas de diversas nacionalidades. Para os que decidem viver dessa forma, conhecer novas pessoas é uma excelente oportunidade para troca de experiências.

3. Baixo custo de vida

Dependendo das cidades escolhidas para viver como nômade digital, o custo de vida pode diminuir drasticamente se comparado com o Brasil. Por isso, considere destinos como Tailândia, Leste Europeu e Portugal, pois são ótimas opções para os nômades digitais que querem economizar.

4. Possibilidade de aprender um novo idioma

O nômade que escolhe viver algum tempo em determinados lugares pode aproveitar a oportunidade para aprender um novo idioma. Aproveite que algumas cidades disponibilizam cursos de idiomas de baixo custo e até gratuitos.

Desvantagens de ser um nômade digital

Como nem tudo são flores, na vida nômade você pode enfrentar alguns percalços e passar por situações inesperadas como as relacionadas abaixo:

1. Dificuldade de encontrar uma boa conexão de internet

Se você reclama da internet do Brasil, a coisa pode ficar bem pior em outros países. Para quem quer ter uma vida nômade, isso pode ser um grande problema, já que ter uma boa conexão de internet é fundamental para usar as ferramentas online para trabalhar. Por isso, antes de escolher o destino, verifique as condições de internet da região.

2. Lar temporário

A vida do nômade é “pular de galho em galho”. Quando você está se adaptando a um determinado lugar, pode ser a hora de partir para outro destino. Para alguns, isso pode ser bem difícil porque nunca terá um lar fixo, apenas temporário.

3. Saudades da família

Como falado anteriormente, ser nômade é um estilo de vida. Por isso, antes de optar por uma vida nômade, entenda que estará longe da família e aceite essa condição, visto que a saudade vai apertar. Todavia, é possível se programar para visitar a família em alguns períodos.

Agora que você já sabe o que é um nômade digital e quais as formas de trabalhar remotamente, é hora de colocar em prática e se preparar para adotar um novo estilo de vida