Na Gestão Virtual você até pode iniciar a carreira atendendo clientes de diferentes segmentações. Contudo, é importante escolher entre os tipos de nichos algo que combine com você para se tornar um especialista na área.

Existem vários nichos interessantes no mercado que são possíveis de desenvolver um trabalho de gestão (administrativa, financeira, mídias sociais). Neste post foquei em 4 segmentações para você conhecer mais a fundo.

Nichos

Antes de falar sobre cada nicho, é importante entender qual o real significado do nicho de mercado. O nicho, nada mais é do que um determinado público que faz parte de um grande grupo consumidor e que ainda está sendo pouco ou nada atendido.

Portanto, escolher um nicho para desenvolver o trabalho de gestão virtual é uma grande oportunidade de negócio que pode trazer retornos significativos. Sendo assim, aproveite a oportunidade para achar seu nicho e focar nele.

1. Nicho: viagem

O nicho de viagem é super amplo e bem possível de ser dividido em sub nichos. Isso porque você vai encontrar clientes que estão voltados ao nomadismo digital, viagens de carro, intercâmbio, viagem solo, viagem só para mulheres, mochilão, entre outros.

Além desses sub nichos, ainda existem aqueles que são infoprodutores, apenas influenciadores digitais ou que unem as duas atividades. Portanto, é um nicho que dá para explorar muito.

A maioria dos tipos de gestão pode ser aplicada no nicho viagem. Eu trabalho com clientes fazendo somente a gestão de mídias sociais e comercial, mas tenho outros clientes em que desenvolvo a gestão administrativa e financeira.

Como o foco acaba sendo as redes sociais, você precisa entender como funciona cada canal. Mas antes de colocar a mão na massa, aconselho conhecer muito bem a marca do cliente, para então sugerir as melhorias.

2. Nicho: Empreendedorismo

Empreendedorismo é outro nicho muito amplo, pois você tem a oportunidade de trabalhar tanto com empresas físicas quanto remotas. O foco do empreendedor é fazer o seu produto vender mais e ficar em alta no mercado.

Nesse nicho existem os empreendedores que estão começando seu negócio e aqueles que já estão há bastante tempo na área. Geralmente, são empresas que estão tentando ganhar espaço no mercado.

O foco do gestor virtual com esse nicho é criar estratégias na área comercial e marketing para vender o produto, manter o contato com o cliente e fazer a marca aparecer no mercado.

No entanto, qualquer empresa que queira se destacar no mercado, precisa investir na gestão de mídias sociais. Isso vale tanto para a divulgação dos produtos quanto para manter um relacionamento com os clientes.

3. Nicho: E-commerce

O nicho e-commerce vem ganhando espaço no mercado pela facilidade na hora de comprar seja qual for o produto. Todo o processo é feito online, desde a escolha do produto até o pagamento.

Dependendo do produto que será vendido, o fornecedor pode está no exterior. A negociação com fornecedores é uma das atividades que pode e deve ser desenvolvida pelo gestor virtual.

Nesse caso, o indicado é saber se comunicar com um segundo ou terceiro idioma. Outra tarefa que o gestor deve fazer é analisar os produtos dos concorrentes e sugerir novos produtos para colocar na loja virtual conforme o público.

Para trabalhar com o nicho e-commerce é preciso entender o funcionamento de plataformas como shopify e magento. Além disso, é fundamental ter o controle financeiro quanto ao pagamento de fornecedores e recebimento das vendas.

Outro ponto que deve ser levado em consideração é a logística da entrega dos produtos que são vendidos e o recebimento dos produtos que vem dos fornecedores. Mas para vender bastante é preciso fazer um bom trabalho de gestão de mídias sociais.

4. Nicho: Moda

Dentro do nicho de moda tem um enorme leque de clientes que você pode atender. Desde lojas físicas e online até influenciadores digitais que têm se destacados no Instagram e outras redes sociais.

No caso dos influenciadores digitais no nicho de moda são pessoas que ganharam “fama” muito rápido. Por isso, o foco deles é trabalhar sua própria imagem. Assim sendo, não conseguem ter tempo para administrar seu negócio.

Uma das grandes oportunidades de trabalhar com esse nicho é desenvolver um bom trabalho nas áreas administrativa e financeira para manter o negócio sempre funcionando.

No nicho de moda o gestor virtual também assume a função de fazer o contato comercial com empresas e outros influenciadores para fechar parcerias. No quesito mídias sociais, a ideia é ajudar na criação e agendamento de postagens.

Você percebeu como é importante definir os nichos para trabalhar? Por experiência própria, posso afirmar que é melhor você focar em dois ou três tipos de nichos do que atirar para todos os lados.

Depois de conferir os tipos de nichos, que tal conhecer “Quais habilidades necessárias para ser um Gestor/Assistente Virtual”?