Uma das principais dúvidas que recebo diariamente é quais serviços de Gestão/Assistência Virtual podem ser oferecidos para os clientes? A pergunta é muito comum porque isso depende da demanda, do nicho, conjunto de habilidades, interesses, experiência anterior e outros fatores.

Para ajudar você que está pensando em iniciar seus trabalhos na área, que deseja focar nas altas demandas ou simplesmente entender quais as atividades que esse tipo de profissional desenvolve, fiz uma lista de serviços. 

Confere aqui e veja o que mais se encaixa com você.

Serviços de Gestão/Assistência Virtual para quem está começando

Se você está começando a trabalhar ou pensando em trabalhar na área, veja algumas opções de serviços simples e fáceis de fazer.

1. Digitação de dados

Apesar da digitação de dados parecer algo muito simples e fácil de fazer, muitos empreendedores não têm tempo para encaixar essa atividade no seu dia a dia. Por isso, a necessidade de delegar o serviço para um profissional.

Serviços como preencher nome, endereço de email e números de telefones em planilhas ou sistema de CRM pode ser o pontapé inicial para você conquistar clientes e ter tempo para desenvolver outras habilidades.

2. Lembretes

Vários executivos, profissionais liberais e pessoas constantemente ocupadas precisam de alguém para fazer ligações, enviar emails e mensagens para seus clientes. O serviço pode ser para confirmar uma consulta, cancelar alguma reunião ou reagendar uma apresentação.

Para isso, você precisa ter um número de telefone para fazer as ligações, um email para envio de informações e aplicativos de mensagens. Ao lidar com pessoas você precisa ter paciência, simpatia e boa comunicação.

3. Gestão de email

Muitas empresas recebem centenas de emails por dia e não conseguem acompanhar, podendo até perder vendas. Nesse caso, o serviço de gestão de email se torna algo valioso para qualquer empreendedor, independente do setor ou nicho.

O trabalho consiste em organizar os emails, responder as prioridades, eliminar emails desnecessários, direcionar os emails conforme a necessidade, agendamento de respostas, entre outros serviços.

4. Pesquisa online e cotações

Qual a empresa que não precisa fazer pesquisas online e cotações de produtos e serviços? Você pode fazer pesquisas para preencher uma planilha de futuros clientes ou para compra de materiais e serviços.

Para isso, apenas será necessário um computador e boa conexão de internet. A maioria das coisas você consegue pesquisar no próprio google. O que vai determinar a qualidade do seu serviço é a agilidade e a precisão nas respostas.

Serviços de Gestão/Assistência Virtual com alta demanda

Se você pretende focar nas atividades com alta demanda, veja quais serviços você precisa aprender ou se especializar.

1. Copywriting

Convencer alguém a realizar uma ação não é uma tarefa fácil, por isso mesmo o copywriting é uma das atividades mais requisitadas. Várias empresas precisam de um profissional que escreva textos de caráter persuasivo, explorando gatilhos mentais para despertar interesse do leitor com o objetivo de gerar conversões e vendas.

2. Escrita para blogs

Se você acha que não tem habilidades de copywriting, pode apenas escrever artigos para blogs e sites. O serviço é perfeito para quem gosta de escrever, entende sobre técnicas de SEO e edição de textos.

3. Gestão de projetos

Quando uma empresa procura um gestor de projetos é porque precisa de um profissional altamente capacitado e experiente para gerir seu negócio. O mercado não está saturado e há pouca concorrência, sendo uma das atividades com melhor remuneração.

4. Criação de sites

A procura por criação de sites só tem crescido porque todo mundo quer estar presente no mundo digital. Aprender a criar sites pode ajudar você a abrir o leque de oportunidades e se destacar no mercado.

5. Gestão de Instagram

Fazer Gestão de Mídias Sociais é um dos principais serviços do Gestor/Assistente Virtual. Mas a procura pelo gerenciamento de instagram acaba sendo maior do que os demais por ser uma das principais redes sociais do momento.

6. Gestão de Pinterest

O Pinterest é uma das maneiras mais baratas e fáceis de obter tráfego orgânico para um site. Se você conhece muito bem a plataforma e sabe criar estratégias para atrair o público para o site, essa pode ser uma grande oportunidade.

7. Atendimento ao cliente

Cada vez mais as empresas estão abrindo canais de comunicação como chats nos sites e atendimento em aplicativos como whatsapp. Além disso, serviços como responder mensagens no instagram e facebook e interagir nos comentários dos posts estão sendo bastante procurados pelos empreendedores.

8. Criação de cursos online

Mais do que provado que o EAD veio para ficar. Por isso, quem conhece plataformas como Hotmart e Eduzz sai na frente na hora de criar cursos online. A atividade está sendo muito requisitada por empresas e infoprodutores.

9. Suporte para lojas virtuais

As pessoas estão comprando mais através de lojas virtuais que estão vendo a necessidade de aumentar o quadro de suporte para atender a demanda. Dentro dessa área também estão sendo procurados profissionais para cadastro de produtos, logística e negociação com fornecedores.

10. Gestão de grupos no facebook

Cria grupo no facebook é uma ótima estratégia de divulgação e venda. Algumas empresas possuem mais de um grupo e não dão conta de administrar o negócio. Por isso, estão delegando a função para um gestor de grupos ou comunidades.

Serviços em geral

Confira outros serviços que podem ser desenvolvidos pelo Gestor/Assistente Virtual que já atuam ou desejam trabalhar com diferentes tipos de Gestão.

  1. Cadastro de clientes e fornecedores
  2. Contabilidade básica
  3. Emissão de NF e boletos
  4. Edição de vídeos
  5. Suporte em fóruns
  6. Transcrição de áudios e vídeos
  7. Criação de páginas de vendas
  8. Gestão de eventos
  9. Pesquisar e organizar viagens
  10. Cobrança
  11. Gestão de agenda
  12. Criar apresentações
  13. Assistência Pessoal
  14. Email marketing
  15. Organização de documentos na nuvem
  16. Design gráfico
  17. Fluxo de caixa
  18. Negociação com clientes
  19. Criação de reuniões
  20. Gestão de podcast e webinar
  21. Gestão de Youtube
  22. Criação de cronograma de atividades
  23. Conciliação bancária
  24. Contas a pagar e receber

Conseguiu abrir a mente para as diversas oportunidades que existem no mercado para oferecer aos clientes? Pois bem, saiba que ainda existem outras opções que podem ser colocadas dentro do seu pacote de serviços de Gestão/Assistência Virtual.

Conseguiu abrir a mente para as diversas oportunidades que existem no mercado para oferecer aos clientes? Ainda tem mais viu? Preparei uma lista com mais de 200 opções de serviços. Acesse agora mesmo a Lista de Serviços de Gestor/Assistente Virtual.