O trabalho remoto, e, principalmente a atuação como Gestor Virtual acontece principalmente no ambiente digital. Por isso, é importante saber o que é e como funciona esse serviço para que você possa colocar em prática algumas soluções e assim se proteger digitalmente.

As possíveis ameaças estão em qualquer lugar, principalmente no mundo digital. Ao mesmo tempo em que a internet facilitou diversos aspectos do dia a dia, ela também trouxe alguns riscos e é de extrema importância que você tome alguns cuidados para evitar prejuízos a você e ao seu negócio de Gestão Virtual.

Em grandes ou mesmo pequenas empresas, a segurança digital já é parte da estratégia de TI. Diversos dados importantes são trabalhados diariamente e mantê-los seguros é imprescindível para o funcionamento do negócio.

Porém, com o trabalho remoto em geral, onde a gestão virtual se enquadra, é muito comum que o profissional acabe se “esquecendo” e deixando de lado a importância de cuidar da sua segurança.

Pensando nisso, preparamos um conteúdo para reforçar a importância da segurança digital, os riscos de não se considerar essa prática e como aplicá-la no seu dia a dia como Gestor Virtual.

O que é segurança digital e por que ela é importante para o seu dia a dia

A segurança digital é algo de extrema importância para quem trabalha com a Gestão Virtual. Mas é muito comum que os profissionais a deixem em segundo plano durante o agito do dia a dia.

Além disso, também é muito comum que aqueles que trabalham remotamente utilizem o mesmo computador tanto para o trabalho quanto para as tarefas pessoais. Por exemplo, para fazer download de um filme para assistir no tempo livre ou acessar sites não tão seguros.

Essas atitudes podem fazer com que seu computador seja invadido por softwares maliciosos, como os famosos “vírus”. Os vírus em geral podem acessar seus arquivos, contaminá-los, os invalidar e também podem roubar dados importantes seus e de seus clientes.

É aqui que se encontra a importância da segurança digital. Essa prática nada mais é que proteger todo o sistema utilizado para o funcionamento do seu negócio, seja por meio de softwares de antivírus, senhas fortes e biometria, evitando arquivos suspeitos, entre outras práticas e ferramentas.

Como implementar a segurança digital no trabalho de Gestão Virtual

Existem diversas práticas que podem auxiliar você a implementar a segurança digital durante o seu trabalho, garantindo assim a sua segurança e a segurança dos dados importantes que você utiliza diariamente em seu negócio.

Instalação de antivírus tanto no dispositivo quanto para páginas da web

Antivírus e antimalwares são fundamentais para a sua segurança digital. Esses softwares escanearão seus dispositivos e as páginas que acessar, procurando por ameaças e as bloqueando assim que surgirem.

Procure sempre escolher softwares de empresas conhecidas, que atendam às suas necessidades e que estejam em constante atualização, para que a proteção seja realmente eficaz.

Definir senhas fortes e biometria

Ter senhas fortes e utilizar a biometria sempre que possível é uma prática que contribui ainda mais para a sua segurança digital, pois dificultam o trabalho de hackers e softwares maliciosos.

Uma senha ideal mistura letras maiúsculas com minúsculas e contêm números e símbolos, sem utilizar dados pessoais como nome, e-mail ou datas de aniversário. Lembre-se de anotá-las em um lugar seguro e longe de olhares curiosos para não correr o risco de esquecê-las.

Procure também variar suas senhas, evitando repetir a mesma senha em vários lugares.

Use a criptografia

A criptografia é uma prática que funciona de maneira similar às senhas. Ter um arquivo criptografado significa codificar o conteúdo daquele documento e só permitir a leitura por pessoas autorizadas, geralmente por meio de uma senha.

Com essa prática, seus dados importantes se tornam blindados e praticamente impossíveis de serem acessados.

Para tal, existem alguns softwares específicos próprios do sistema operacional do seu computador, sem precisar baixar um programa extra. Também é possível criptografar qualquer formato ou tamanho de arquivo.

Tenha cuidado com Wi-Fis abertos e com redes domésticas

As formas mais comuns de ser atacado por vírus ou outras ameaças é por meio de arquivos contaminados e por páginas da web, porém muitos ainda não sabem que também é possível ser atacado por meio da rede de internet.

Ao se conectar com um Wi-Fi aberto você garante a permissão para os responsáveis da rede acessarem as suas informações pessoais e corporativas, e além desses responsáveis qualquer outro que hackear a rede.

Por esse motivo, é preciso ter um cuidado redobrado ao utilizar cafés ou outros lugares públicos para trabalhar, sempre tendo uma proteção antivírus e antimalware.

Nesses lugares, evite acessar sites e documentos restritos e muito importantes. Procure sempre também acessar apenas sites com navegação segura, ou seja, aqueles que possuem um protocolo de segurança próprio com o “https://”.

Além disso, é preciso configurar a sua rede doméstica de maneira correta. É muito comum que o modem utilizado não seja configurado além do padrão, ou seja, cujos logins e senha continuem como “admin”. Isso também facilita o acesso de hackers, que podem reconfigurar seu modem e redirecionar sua conexão de maneira maliciosa.

Assim, ao configurar sua rede, mude seu usuário de login e senha para nomes e senhas fortes, como citamos anteriormente.

Faça backup periódico

É muito importante estar sempre preparado, afinal são diversos os problemas inevitáveis que podem acontecer com seu computador. Para evitar a perda de dados importantes, é preciso considerar o backup periódico como parte importante da segurança digital do seu trabalho como Gestor Virtual.

Existem diversas formas de se realizar o backup, podendo ser tanto físico quanto virtual, por meio da nuvem, e sua periodicidade pode variar também conforme a sua necessidade. É preciso avaliar qual das formas é mais benéfica para o seu caso.

A própria nuvem é uma opção muitas vezes gratuita ou relativamente barata que já possui serviços próprios de segurança e onde também é possível configurar um backup periódico.

Não deixe de investir na sua segurança digital e considere sempre os benefícios que essa prática pode trazer tanto para você quanto para os clientes de seu trabalho como Gestor Virtual.

O que acha de compartilhar esse post nas suas redes sociais para que mais pessoas possam saber da importância da segurança digital?