Muita gente acha um absurdo quando eu digo que preciso apenas de computador, celular e boa conexão de internet para trabalhar com a Gestão Virtual. Pois bem, faltaram duas coisas aí: coragem e disposição.

Quem me acompanha sabe que eu idealizei a Gestão Virtual quando já estava vivendo como nômade digital. Então, eu sabia que precisava trabalhar em algo que não fossem necessários muitos recursos para começar.

Nas minhas intensas pesquisas é claro que fui acrescentando ferramentas e equipamentos que podiam facilitar o meu dia a dia. Experimentei de tudo e continuo testando para prestar o melhor serviço.

Por isso, resolvi compartilhar com você nesse post os recursos que eu considero essenciais e necessários e que vão fazer uma enorme diferença na qualidade dos seus serviços e na execução em si.

Entretanto, continuo afirmando a você que o básico provavelmente você já tem em casa: computador, celular e internet. Se não tiver, vai precisar investir. Mas fique tranquilo que o retorno vai ser bem mais rápido e melhor que você imagina!

O que eu preciso para trabalhar com a gestão virtual

Recursos essenciais

Recursos essenciais são aqueles que você não pode abrir quando começar a trabalhar como Gestor/Assistente Virtual.

Notebook ou Computador

A maioria já possui nem que seja um computador em casa. O melhor seria um notebook para facilitar o deslocamento caso precise sair de casa para trabalhar em um coworking ou café. Mas entenda que esse é o principal equipamento do Gestor Virtual.

Telefone fixo ou celular

O ideal é ter um celular para manter contato com clientes, para fazer atendimento ao cliente, além do acesso rápido aos apps das principais ferramentas. O telefone fixo é interessante se for necessário fazer ligações para clientes.

Boa conexão de internet

Não adianta ter o melhor computador ou notebook se você não tiver acesso a uma boa conexão de internet, afinal, o trabalho do gestor é totalmente virtual. De preferência, tenha um cabo de rede para conectar diretamente no roteador.

Ferramentas online no plano gratuito

Algumas ferramentas online liberam acesso gratuito com algumas funcionalidade que já suprem as nossas necessidades. Deixe para investir no plano pago quando você já tiver dinheiro em caixa. Confira as principais ferramentas:

1. Trello

O Trello é uma das ferramentas mais usadas no mundo para fazer a gestão de tarefas. Isso porque a plataforma, mesmo na versão gratuita, já pode ser o suficiente para o desenvolvimento de suas atividades.

Na versão gratuita é possível criar quadros de trabalho, dividi-los por listas de tarefas e atividades, adicionar membros, entre outras funções. Contudo, algumas funcionalidades mais avançadas podem ser limitadas.

2. Google Drive

Pode até ser que algum cliente ainda trabalhe com planilhas no Excel ou documentos no Word, mas a maioria já aderiu aos programas do Google Drive. Isso porque é possível usar e manter todos os arquivos na nuvem.

Por isso, é fundamental que o Gestor Virtual conheça profundamente a funcionalidade do Google Drive para gerir e organizar todos os documentos dos seus clientes. Além disso, é a maneira mais fácil e rápida de compartilhar os arquivos.

3. Zoom

O Gestor Virtual por trabalhar de forma remota, precisa encontrar meios tecnológicos para se comunicar com seus clientes. O Zoom assume bem esse papel de canal de comunicação, já que é uma plataforma muito estável.

No Zoom é fácil fazer uma reunião individual com seu cliente ou com candidatos para entrevistas. Mas também é possível agendar uma reunião/apresentação em grupo, seleção com vários candidatos e até ministrar aulas online.

4. Franz

O Franz é uma ferramenta em que você pode reunir no mesmo espaço os principais aplicativos de mensagens como whatsapp, telegram e slack. Dessa forma, você não vai mais precisar abrir várias abas no seu navegador.

O mais bacana é que o plano gratuito já é mais do que suficiente para o trabalho de Gestão Virtual e facilita muito o nosso dia a dia porque evita ter que ficar com as notificações do celular ligado, visto que você já vai usar os aplicativos no Franz.

5. Loom

No dia a dia do Gestor Virtual é muito comum ter que apresentar algo rápido para o cliente. Nesse caso, o mais indicado é usar a plataforma Loom que grava a tela do computador enquanto a pessoa explica todo o contexto.

O programa é muito usado em situações mais práticas e rápidas com o objetivo de explicar o uso de algo, pois o processo de envio do vídeo é bem simples. Portanto, o Loom é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento das atividades do Gestor Virtual.

Recursos necessários

Os recursos necessários são aqueles que devem complementar os que você já tem e que tem por objetivo facilitar seu dia a dia, sendo possível iniciar sem eles.

Tablet

O equipamento pode ser de grande ajuda quando você está fora de casa e sem acesso ao seu computador ou notebook e precisa fazer algo para seu cliente. Eu sempre ando com o meu tablet quando estou fora de casa.

Email corporativo

Inicialmente você pode trabalhar com um email do gmail ou algum de sua preferência. Mas com o tempo será necessário investir em um email corporativo para apresentar mais profissionalismo para seu cliente. Exemplo: [email protected]

Domínio e Criação de site

O site não é obrigatório, mas é necessário para mostrar seu profissionalismo, a sua marca e para ser encontrado pelo cliente. Para fazer um site é preciso ter um domínio que você pode adquirir na Hostgator.

Perfil e página nas redes sociais

O seu público-alvo deve estar presente nas redes sociais. Então, você precisa fazer parte delas. Não vai custar nada criar uma página no Facebook, um perfil no Instagram e compartilhar informações para atrair clientes em potencial.

Viu só como é possível começar a trabalhar como Gestor/Assistente Virtual com o que você tem em casa? Que tal compartilhar esse artigo nas suas redes sociais para que mais pessoas saibam disso?