Atualmente o home office vem crescendo consideravelmente, porém, muitos profissionais que escolhem essa modalidade ainda têm problemas em ser produtivo no trabalho remoto. Se você é um desses profissionais, confira 10 dicas para alavancar a sua produtividade!

Entenda o trabalho remoto

Trabalhar remotamente é trabalhar de onde quiser, por meio da internet. Muitas empresas estão adotando essa prática e fazendo uso de plataformas para integrar os profissionais independentes que prestam serviços para a organização e para alinhar cada uma de suas funções de forma prática.

Essa modalidade de trabalho traz diversos benefícios. Comprovadamente, essa prática reduz o estresse dos profissionais, favorece a contratação de talentos, diminui as taxas de rotatividade nos projetos e nas empresas, diminui custos e traz um maior retorno para as empresas, pois aumenta a produtividade.

Porém, ainda é muito comum se deparar com pessoas que têm dificuldade para ser mais produtivas no trabalho remoto. Pensando nisso, separamos 10 dicas para te ajudar nesse quesito e melhorar a sua experiência com o “home office”, principalmente se você escolheu trabalhar remotamente como gestor virtual.

Conheça os problemas de produtividade

Os problemas mais comuns que desfavorecem a produtividade no trabalho remoto são o grande número de distrações e a falta de estrutura. Trabalhar em casa faz com que o indivíduo pense constantemente nas tarefas a se fazer por ali, como lavar a louça, organizar tal cômodo, entre outras. 

Para aqueles que têm filhos pequenos ou divide apartamento com outras pessoas, pode ter que enfrentar essas outras distrações com muita frequência, o que acaba atrapalhando a produtividade no trabalho.

Outro problema muito comum é a falta de estrutura como uma rede de internet lenta, que cai com frequência e não carrega os arquivos necessários, ou também um computador que já não trabalha como deveria.

Ainda é também muito comum aqueles que têm problemas na gestão do seu tempo e, consequentemente, na gestão do seu trabalho. Mas então, como contornar esses problemas e melhorar a produtividade no trabalho remoto? Confira!

Confira 10 dicas para melhorar a sua produtividade no trabalho remoto

1. Crie uma rotina!

Assim como você tinha uma rotina de acordar cedo e ir trabalhar, é preciso manter uma de forma similar mesmo trabalhando de qualquer lugar.

Isso porque quando se trabalha de casa (se você é nômade digital sua casa é qualquer lugar que você escolher para passar uns dias) existe certa flexibilidade e ela pode acabar sendo inimiga da produtividade. Sem uma rotina e sem disciplina, você fica tentado a “enrolar” mais no seu dia a dia, como dormir até mais tarde ou procrastinar para começar o trabalho.

Para evitar isso e garantir uma melhor produtividade é ideal criar uma rotina. Defina horários para acordar, realizar outras atividades, começar a trabalhar, etc. Aproveite seus horários livres para encaixar alguma atividade física ou fazer passeios nos lugares que você está conhecendo, se você for nômade digital.

2. Planeje seu dia a dia

Mas para criar uma rotina e ser produtivo, é necessário que você faça um planejamento das tarefas que devem ser desenvolvidas durante a semana e em cada dia, tanto em relação ao trabalho quanto da sua vida pessoal.

Preparar uma lista com os afazeres te ajuda a se organizar melhor, a conhecer os prazos e a poder visualizar de forma clara o que você deve finalizar durante aquele período. Essa prática colabora consideravelmente para sua produtividade, principalmente no trabalho remoto como gestor virtual.

3. Tenha um espaço separado para trabalhar

Da mesma forma que em um escritório você tem acesso à sua própria mesa ou sala de trabalho, em casa não pode ser diferente. Portanto, você também deve ter um espaço separado para trabalhar de maneira remota.

Trabalhar na cama, na mesa da cozinha ou em algum outro lugar usado para o lazer pode acabar “confundindo” o seu organismo e atrapalhando a sua produtividade ou o seu descanso. Afinal, ao descansar poderá estar lembrando do trabalho e vice versa.

É importante ter uma mesa ou algum canto separado e específico para o seu trabalho, mesmo que você não tenha um endereço fixo é importante encontrar essas espaços nos lugares onde você vai se hospedar. Dessa forma, quando sentar ali seu inconsciente irá entender que é hora de trabalhar.

4. Organize o seu espaço de trabalho

Não basta apenas ter um espaço de trabalho para desenvolver suas atividades de Gestão Virtual, é preciso que o ambiente esteja organizado de forma a contribuir para a sua produtividade. Sendo assim, coloque cada item no seu devido lugar.

Evite deixar no local coisas que possam causar distrações e mantenha aquilo que pode precisar com frequência ao alcance para que não precise se locomover muito para pegar os itens que precisa ao longo do dia de trabalho. 

5. Trabalhe nas horas em que é mais produtivo

Um dos principais benefícios do trabalho remoto, na maioria dos casos, é permitir que o profissional trabalhe durante os horários que preferir. Isso beneficia, por exemplo, pessoas que têm mais facilidade em ser produtivo durante horários noturnos, ou outros que preferem começar o dia mais cedo.

Procure conhecer o horário em que é mais produtivo e faça uso dessas horas para trabalhar. Mas existe a possibilidade do cliente exigir que você esteja disponível em determinados horários. Nesse caso, o ideal é conversar com o cliente e definir o que for melhor para ambos.

6. Faça pausas!

Não é só por estar trabalhando remotamente que você não precisa cuidar da sua saúde. Ficar sentado por longos períodos pode causar dores no corpo. Então, é importante se levantar e se movimentar periodicamente.

As pausas também são necessárias para descansar os olhos e a mente e até mesmo para te ajudar a se concentrar melhor no trabalho. Porém, é preciso tomar cuidado para não se distrair durante essas pausas e acabar perdendo o ritmo de trabalho.

7. Tenha uma boa conexão de internet 

Para trabalhar remotamente é imprescindível ter uma boa conexão de internet. Dessa maneira, é preciso garantir que o lugar que você vai trabalhar, seja um hostel, um hotel, um apartamento alugado por dias ou um restaurante, por exemplo, tenham uma boa internet. 

Além disso, as redes móveis podem ser essenciais para se manter sempre conectado e à disposição com a sua equipe e clientes, caso seja necessário. Para não depender dos lugares, o ideal é comprar um chip de telefone com uma excelente velocidade de internet e usar isso como roteador.

8. Invista em equipamentos de qualidade

Se seu computador e telefone não funcionam adequadamente, sua produtividade no trabalho remoto será prejudicada. Lembre-se que esses são os principais equipamentos usados pelo Gestor Virtual para desenvolver suas atividades.

Portanto, pense nesses equipamentos de qualidade como investimento para seu negócio. Afinal, quando você assina um contrato com cliente, o seu maior diferencial é justamente absorver esses custos com ferramentas. Pense nisso!

9. Delegue tarefas

Não é só porque você trabalha de forma remota que precisa trabalhar feito um louco, tentando abraçar o mundo com as duas mãos. Avalie o seu tempo e a sua agenda e, caso não consiga dar conta de determinada tarefa, delegue a outra pessoa ou indica um parceiro. 

Você pode até iniciar o seu negócio de Gestão Virtual sozinho, mas vai chegar o momento em que será necessário contratar prestadores de serviços, além de fazer parcerias. Somente dessa forma, você vai conseguir respirar e focar nos seus projetos.

10. Esteja sempre em contato com a sua equipe!

Mesmo trabalhando de qualquer lugar, você deve fazer parte de uma equipe. Então, faça questão de participar de reuniões e se comunique constantemente com outros membros da empresa ou do projeto no qual está trabalhando.

Como Gestor Virtual muitas vezes você será o responsável pela gestão da equipe. Portanto, estimule essa prática para manter a equipe sempre motivada e, consequentemente, para aumentar a sua produtividade.

Seguindo essas dicas e entendendo bem o seu ritmo e seu perfil você conseguirá ser bem mais produtivo no seu trabalho remoto, além de ser um gestor virtual que oferece um bom trabalho aos seus clientes. 

Quer compartilhar um pouco da sua experiência? Coloque a informação nos comentários. Terei um prazer enorme de responder para você!