Ter a liberdade de trabalhar quando, onde e como quiser, ganhando o quanto de dinheiro decidir são alguns dos motivos para trabalhar por conta própria como assistente ou gestor virtual. Mas as razões para empreender neste tipo de jornada não param por aí!

A cada dia, mais pessoas buscam viver suas vidas de um jeito que lhes faça bem, e preferem gastar seu tempo em projetos nos quais desejam trabalhar, em vez permanecer em um emprego que não as levará a lugar algum, financeiramente e pessoalmente falando.

Os dados atestam: o número de trabalhadores por conta própria bateu recorde no Brasil no segundo trimestre de 2019, com mais de 24,4 milhões de pessoas que optaram por seguir esse caminho, conforme os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É um recorde histórico no país, que acompanha uma tendência mundial.

Embora deixar para trás o conforto e a familiaridade com um emprego regular e de um salário estável seja uma perspectiva assustadora para muita gente, trabalhar por conta própria oferece um estilo de vida que talvez você nunca teria como empregado.

Conheça 6 motivos para trabalhar por conta própria

Se você ainda tem dúvidas, vou te apresentar a seguir 6 ótimos motivos para trabalhar por conta própria para que você possa ter a liberdade que sempre sonhou! Confira.

1. Flexibilidade

Um dos principais, senão o mais forte dos motivos para trabalhar por conta própria é a flexibilidade. Isso significa essencialmente poder escolher quando e onde trabalhar. 

Em vez de ser um empregado que tem que cumprir horários e bater ponto com hora marcada independente do que esteja acontecendo no mundo, trabalhar para si te dará a liberdade de iniciar suas atividades no horário que for melhor para você, e consequentemente, de onde quiser também.

Isso é essencialmente importante para quem busca equilibrar a vida profissional e familiar, por exemplo. Possibilitando que você faça um intervalo quando necessário, seja de horas, dias ou o quanto de tempo precisar. 

Contanto que você seja realista e cumpra os prazos, a flexibilidade de trabalhar por conta própria oferece muitos benefícios à qualidade de vida que você simplesmente não teria sendo empregado de uma empresa.

2. Você pode fazer o trabalho que realmente gosta

A maior parte de nossas vidas é gasta trabalhando e, quando você odeia seu trabalho, essa negatividade pode afetar sua vida pessoal também. Trabalhar para si é uma boa maneira de se manter motivado fazendo o que você gosta de verdade.

E essa é, provavelmente, a principal razão pela qual a maioria das pessoas decide trabalhar por conta própria. Pesquisas apontam que, em todo o mundo, pelo menos 90% das pessoas não gostam dos seus empregos, o que faz com que elas permaneçam ali somente por causa do dinheiro que recebem.

Mas ao decidir trabalhar por conta própria, ser seu próprio chefe, você pode usar seus interesses e paixões em seu benefício! Você será capaz de construir um negócio que esteja de acordo com seu propósito de vida.

3. Você tem a oportunidade de ajudar outras pessoas

Trabalhando por conta própria, além de melhorar sua qualidade de vida, você também impactará a vida de outras pessoas de forma mais direta.

E não há nada melhor do que ser capaz de apoiar e dar aos outros oportunidades de brilhar. Trabalhando para si mesmo e assumindo que você é bem-sucedido, você acabará contratando outros colaboradores para assumir os papéis que não têm tempo para fazer.

Além de ser você essa pessoa que vai ajudar empreendedores que tanto precisam de apoio, orientação e suporte. O Assistente/Gestor Virtual tem o poder de descomplicar a vida de muitas pessoas e não há nada melhor do que ver o seu cliente feliz da vida porque está percebendo a evolução do seu negócio.

4. Não há limite de quanto dinheiro você pode ganhar

Quando você trabalha para uma empresa, independente da demanda de trabalho que você desempenha, você fica limitado a receber a mesma quantia de dinheiro todos os meses, o famigerado salário. E sabemos que ele não aumenta muito, mesmo com o passar dos anos.

No entanto, ao trabalhar para si mesmo, isso muda completamente. Quanto mais você trabalhar, mais dinheiro ganhará. Não há limite, exceto aquele que você impõe a si mesmo. E isso com certeza é um dos melhores motivos para trabalhar por conta própria.

Imagine que em determinado período você precisará de mais dinheiro para um gasto extra, você pode trabalhar mais e alcançar essa meta. Ou imagine que você está tranquilo financeiramente e quer ficar mais tempo com a família, não há problema em diminuir o ritmo, pois quem decide é você!

Seja qual for sua escolha, o resultado depende de quão duro você trabalha, e não de um valor decidido pelo Recursos Humanos de uma empresa.

5. Você será seu próprio chefe

Em se tratando de motivos para trabalhar por conta própria, ser o próprio chefe é o primeiro da lista para muitas pessoas. 

Chega de prazos pequenos, trabalhar por longas horas para alguém que você não gosta ou que lhe diz que você não pode tirar uma folga quando quiser. Em vez de ter um chefe para se queixar, trabalhando por conta própria você terá apenas uma pessoa a quem responder: você mesmo. 

Sim, é você que vai tomar decisões, gerenciar funcionários e também assumir a responsabilidade pelos erros e acertos. Além do mais, ser seu próprio chefe permite que você faça as coisas da maneira que você gosta.

6. Trabalhar por conta própria te tornará mais maduro e autodisciplinado

Além de todos os motivos que já vimos, trabalhar por conta própria permitirá que você cresça e aprenda com o tempo. Isso te deixará muito mais resiliente nos negócios e também em sua vida pessoal. 

Ademais, é preciso uma certa quantidade de conhecimento para ter sucesso quando você trabalha pra si e você se dedicará a aprender isso constantemente para melhorar seu próprio negócio.

Finalmente, ao longo do caminho, você terá ótimas histórias para contar, será mais sábio e as pessoas irão te respeitar pelo que você realizou. Ao trabalhar por conta própria, você tem a oportunidade de contar sua história e deixar esse legado para ajudar outras pessoas que desejam seguir um caminho semelhante.

Motivos para trabalhar por conta própria: são muitos, mas é preciso dedicação! 

Como toda área profissional, há também os desafios. Por isso, é preciso ter muita disciplina e comprometimento para conseguir usufruir de todos os benefícios. Mas posso garantir, por experiência própria, que trabalhar por conta própria vale (e muito!) a pena.

Gostou do artigo? Que tal compartilhar nas suas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer os motivos para trabalhar por conta próprio e quem sabe ter coragem para tirar o projeto do papel?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *