Quando trabalhamos de maneira remota, seja como colaborador de alguma organização ou de forma independente, como é o caso do Gestor Virtual, a escolha do local de trabalho é algo muito importante. Com a liberdade geográfica e de horários, as opções são inúmeras. Por isso é preciso pensar e escolher aquela que lhe deixa mais confortável e produtivo. 

Trabalhando como um Gestor Virtual

Um Gestor Virtual é um prestador de serviço responsável por auxiliar em tarefas básicas de algum negócio. Esse profissional pode ser responsável, a título de exemplo, por responder e-mails, criar planilhas e documentos, organizar agendas e contatos, cuidar do fluxo de caixa em geral, emitir notas fiscais, criar conteúdos e realizar o atendimento aos clientes, prestar assessoria e muito mais!

Essa é uma área relativamente nova, porém que vêm conquistando cada vez mais adeptos, principalmente porque confere uma maior liberdade e praticidade para o dia a dia tanto do prestador de serviços quanto para o contratante.

Outro benefício muito relevante do trabalho como Gestor Virtual é que este pode estar situado em qualquer lugar do mundo. Afinal, o trabalho é feito de maneira predominantemente online.

Dessa forma, é possível trabalhar em casa, em escritórios, coworkings ou até mesmo em deslocamentos durante a viagem. Porém cada um desses locais conta com pontos positivos e negativos. 

Então, aproveite para conhecer mais sobre os possíveis locais de trabalho para um Gestor Virtual, suas principais características, benefícios e pontos negativos. Isso te ajudará a escolher a melhor opção para você e seu negócio!

4 opções de locais de trabalho para um Gestor Virtual

Para escolher onde trabalhar, é preciso ter em mente os pontos positivos e negativos de cada tipo de local. Além de conhecer o seu perfil, ou seja, ter noção dos ganhos e gastos mensais, das suas dificuldades, da sua rotina e das características das suas demandas.

Como uma forma de te auxiliar nesse processo de escolha, trouxemos 5 opções de locais de trabalho para um Gestor Virtual e as principais informações sobre cada uma delas. Confira!

1. Home Office

Imagem de William Iven por Pixabay

O Home Office é um dos principais locais de trabalho do profissional autônomo. Afinal, uma das maiores vantagens dessa autonomia é justamente trabalhar do conforto de casa. Trabalhar “Home Office” é trabalhar dentro de sua própria residência, em um espaço separado ou simplesmente em uma mesa com seu computador.

Essa prática tem como principal benefício o baixo custo. Você não precisa pagar nada além do que já gasta com sua casa. Além disso, o conforto é outro ponto principal, afinal é possível trabalhar com roupas mais despojadas e informais.

O Home Office também permite que o Gestor Virtual ganhe tempo, já que não é preciso se locomover e pegar trânsito para chegar até o escritório. Sendo assim, a prática ajuda comprovadamente no aumento da produtividade.

Por outro lado, em casa você está sujeito a um número maior de distrações, tais como as tarefas domésticas ou outras pessoas que vivem no mesmo ambiente. Mais ainda de fazer confusão entre os horários de trabalho, por isso é preciso se organizar muito bem.

2. Coworking

Imagem de StockSnap por Pixabay

Coworking é um espaço de trabalho compartilhado, ou seja, local que recebe profissionais de diferentes áreas que vão até lá para trabalhar. Nesse lugar é possível trabalhar de forma gratuita ou pagando um valor por hora.

No espaço de trabalho é possível encontrar profissionais liberais, freelancer, funcionários de startups, entre outros. Geralmente, esses espaços contam com mesas, sofás, salas de reunião e cabines separadas para abranger as diferentes necessidades dos profissionais, além de oferecer internet com boa velocidade. 

Os benefícios desse local giram em torno da possibilidade de realizar networking com os outros profissionais que ali se encontram. Há também o fato de que esses espaços permitem uma concentração maior, principalmente para aqueles que não conseguem “separar” a vida pessoal da profissional trabalhando Home Office.

Em um espaço de Coworking você também pode realizar reuniões com seus colaboradores, clientes ou sócios, participar de eventos e muito mais. Você tem acesso a tudo isso sem ter que se preocupar com a limpeza e a manutenção do ambiente.

Porém, como citamos, alguns desses espaços podem ser pagos e apresentar um custo elevado. Outras desvantagens estão relacionadas com o grande número de usuários, que pode tornar a rede de internet mais lenta e o espaço de trabalho reduzido

3. Cafés e bibliotecas

Imagem de Free-Photos por Pixabay

Outra opção muito comum para os profissionais autônomos que trabalham através da internet é trabalhar em cafés, bibliotecas e outros lugares com mesas e uma boa conexão de internet.

Essa prática é muito semelhante ao coworking, mas a diferença está justamente no fato de que esse não é um espaço destinado propriamente para trabalhar, mas que caiu no gosto de muitos profissionais pela facilidade de ter um cafezinho sempre a seu dispor.

Algumas pessoas são mais produtivas em ambientes mais movimentados e gostam de sempre ter uma opção de lanche ou um “cafezinho” próximo. Então, esse pode ser um excelente local de trabalho do Gestor Virtual.

Trabalhando em cafés, lanchonetes, bibliotecas ou outros lugares do gênero, você também não precisa se preocupar com gastos de manutenção, energia ou internet. Porém, às vezes pode ser difícil encontrar uma mesa ou uma tomada disponível, fora que a tentação para gastar com comida é maior nesses ambientes.

4. Escritório próprio

Um último local de trabalho do Gestor Virtual que merece destaque nessa lista é o escritório próprio. Essa é uma prática um tanto quanto “antiquada”, mas que ainda é muito frequente.

Tendo seu próprio escritório a sua empresa de gestão pode crescer ainda mais e ter um espaço totalmente personalizado. Porém, essa prática apresenta alguns pontos negativos, como a necessidade de locomoção, gastos com a manutenção do imóvel, contas de água, luz e internet e algumas burocracias para o seu funcionamento.

E então, quais desses locais de trabalho do Gestor Virtual você está usando atualmente ou gostaria de usar no futuro? Aproveite a possibilidade que a Gestão Virtual te proporciona de trabalhar de qualquer lugar.