Se houvesse uma receita para o sucesso, essa com certeza seria uma das mais vendidas do mundo. Infelizmente, ela não existe, mas muito de seus ingredientes já são conhecidos.

Esses ingredientes podem ser utilizados por qualquer pessoa que deseja brilhar no mundo dos negócios, principalmente se você tiver escolhido trabalhar com a gestão virtual.

Se a gestão empresarial em si ainda é um mistério para muitos, ela se torna ainda maior quando se fala sobre gestão virtual. Isso porque a internet ainda é algo relativamente novo para os brasileiros, mas com muito potencial a ser explorado.

Aos poucos ela tomou conta dos lares, e transformou as relações interpessoais, de consumo e também de trabalho. Atualmente há um grande número de pessoas, em sua maioria jovens adultos, que descobriram na internet uma forma de ganhar dinheiro.

Para muitos, o que começou como o famoso “bico” se tornou um trabalho sério para os chamados empreendedores digitais. O empreendedor é, por definição, aquele que toma a iniciativa de criar algo novo ou mudar aquilo que já existe.

O fator motivacional por trás desse impulso é variável e individual, mas tem como principal característica um ponto em comum entre todos: enxergar mais longe que os demais.

Empreender é um ato de coragem. Não é à toa que no empreendedorismo essa é uma das características mais requisitadas no profissional atual, no Brasil ou em organizações de todo o mundo.

É nesse universo de coragem e ousadia que alguns, decididos a alçar voos ainda mais altos, se destacam. Os novos empreendedores descobriram como alcançar o sucesso através da internet e da gestão virtual.

Relação entre empreendedorismo e gestão virtual

O conceito de empreendedorismo está intimamente ligado à gestão. Isso porque é praticamente impossível gerir uma ideia sem administrá-la, antes, durante e depois de colocá-la em prática. Com o advento da internet, a tecnologia se tornou uma facilitadora de processos e trouxe à tona o conceito de gestão virtual.

Gestão virtual refere-se ao processo de planejar, administrar, dirigir e controlar uma ideia ou um negócio com o auxílio da tecnologia. Através de diversas ferramentas, o uso correto da gestão virtual proporciona economia de tempo, dinheiro e assegura maior competitividade.

Com a gestão virtual, a empresa se torna capaz de determinar metas mais reais e assertivas, otimiza os canais de comunicação, faz um melhor acompanhamento das tarefas, avalia resultados, entre outras atividades importantes para qualquer negócio.

Mas quem deseja se tornar um empreendedor de sucesso na área de gestão virtual é preciso ficar atento a algumas questões que podem fazer uma enorme diferença no seu negócio. Confira!.

Como ser um empreendedor de sucesso

Nem todo empresário alcança o sucesso, mas a maioria dos que chegam ao sucesso são empreendedores. Este perfil possui diversas particularidades que tornam o indivíduo muito mais propenso a escalar voos mais altos.

Confira a lista de características de um empreendedor de sucesso e saiba como aplicá-las na sua carreira como gestor virtual:

1. Planejamento

Esse é um item indispensável em qualquer área da vida, mas principalmente na profissional e ainda mais se você escolheu trabalhar como gestor virtual. Sem planejamento você vai acabar comprometendo seu trabalho, e, consequentemente o seu negócio de gestão virtual.

Por isso, organize bem seu tempo e suas demandas para que consiga entregar trabalhos de qualidade e dentro do prazo esperado. Para isso atualmente existem várias ferramentas online que podem te ajudar.

2. Curiosidade

A curiosidade é, certamente, uma das principais características de um empreendedor de sucesso. Ao invés de ver o problema e se conformar, o empreendedor busca a causa do problema e principalmente uma solução para ele. Essa característica está diretamente ligada com outra de grande importância: a humildade.

Ser humilde é reconhecer que conhecimento nunca é demais e que quanto maior a bagagem, maiores as chances de conseguir resolver os problemas de maneira mais adequada e de alcançar o sucesso.

O empreendedor de sucesso é sedento por informação e se mantém constantemente atualizado. Quando achar que já sabe o suficiente sobre algo, procure buscar um pouco mais.

Entenda o mercado, trace o perfil dos clientes e tente antecipar possíveis variações de demanda. Utilize a tecnologia a seu favor, fazendo uso de softwares, planilhas e todas  as ferramentas online que a internet tem a oferecer.

3. Iniciativa

Um empreendedor não espera a oportunidade bater à porta. Ele reconhece a oportunidade e cria formas para que esta se torne uma realidade. Além de iniciativa, isso exige uma boa dose de coragem.

Por outro lado, um bom empreendedor sabe que não pode confiar cegamente em todas as oportunidades que aparecem. Mas para alcançar o sucesso, é preciso que o negócio seja lucrativo e sustentável a longo prazo.

Por isso, além de iniciativa é necessário muito planejamento. Nesse caso, estude a viabilidade do negócio, a estrutura para que ele aconteça, o aporte financeiro necessário e o prazo de retorno do investimento.

Se os resultados da análise forem positivos, ótimo, se não, talvez seja melhor redesenhar o plano de negócio. Lembre-se sempre que o seu trabalho como gestor virtual é um negócio, então você deve pensar e se entender como uma empresa.

4. Assumir riscos (calculados)

Após todas as análises, é hora de assumir riscos. Empreender nunca é uma certeza, visto que todo e qualquer negócio sofre influências positivas ou negativas que podem afetar o seu desempenho.

Além de toda a coragem, o empreendedor tem como característica a responsabilidade. Toda e qualquer decisão de um empreendedor de sucesso deve ser pautada em dados e análises.

Isso assegurará maior assertividade e cautela na tomada de decisão. Calcular os riscos também é um excelente meio de traçar alternativas para lidar com as adversidades que podem surgir no meio do caminho.

5. Paciência e Persistência

A paciência é um item que está diretamente relacionado com a persistência. Apesar de todo o anseio pelos resultados, o empreendedor sabe que eles não surgem do dia para a noite e que tentar adiantá-los pode levar tudo por água abaixo.

Ainda que os resultados demorem a surgir, o empreendedor deve ser persistente e saber que nenhuma adversidade é maior do que o seu sonho. Por isso, é preciso tentar, testar e refazer caminhos até o encontrar o ideal para você e o seu negócio como gestor virtual.

6. Comprometimento

Investir em um sonho nem sempre é um mar de rosas. Pelo contrário, este caminho tende a ser árduo e sacrificante. Perder algumas noites de sono e alguns dias de lazer pode ser preciso, mas o empreendedor sabe que tudo faz parte de um objetivo maior.

Sendo assim, o comprometimento com os resultados é uma das principais características de um empreendedor. Com metas e objetivos bem definidos é possível chegar onde se sonha, ainda que o caminho seja longo.

7. Paixão

Pode parecer clichê, mas esta é certamente uma das características mais marcantes em um empreendedor de sucesso. Apesar de todas as dificuldades, ele se mostra inteiramente apaixonado por aquilo que faz, ou pelo sonho do que pode vir a ser.

É isso que diferencia os trabalhadores dos empreendedores. Na carreira de Gestão Virtual, acaba sendo inevitável se apaixonar pela liberdade e flexibilidade que a profissão proporciona para quem decide empreender nessa área.

Então, se você reúne algumas ou todas essas práticas e características, já é um grande passo para dar início a sua carreira como gestor virtual e colher bons frutos como empreendedor.

O que você achou desse artigo? Compartilhe sua opinião e dúvidas fazendo um comentário no campo abaixo.