Se você está aqui é porque quer conhecer mais sobre ser Freelancer x Gestor x Assistente Virtual, não é mesmo? Desde que novos formatos de trabalho surgiram, o mundo virtual está em constante expansão.

Mas apesar do Gestor e Assistente Virtual serem considerados profissionais freelancer, há algumas diferenças entre esses títulos que precisam ser esclarecidas. É isso que explico para você nesse texto. Vem conferir!

Definição de cada um

O que é um Freelancer

Freelancer é um termo muito amplo para um profissional que oferece suas habilidades como um prestador de serviço independente. Em troca recebe uma quantia por hora, dia, semana, pacote ou projeto. 

O profissional não trabalha regular apenas para um cliente, mas atende vários ao mesmo tempo. Com a ajuda da tecnologia o freelancer pode trabalhar de qualquer lugar do mundo ou escolher um local específico que vai depender da sua atividade e requisitos de trabalho.

O que é um Gestor Virtual

O Gestor Virtual é um profissional que oferece serviços aos clientes de forma virtual. O Gestor não apenas desenvolve atividades operacionais, mas usa sua experiência e conhecimento com gestão para criar estratégias assertivas para o seu cliente.

Nesse caso, a pessoa que presta serviço como Gestor Virtual pode se especializar em diferentes áreas como administrativa, financeira, comercial e mídias sociais. Assim como o freelancer, o profissional é independente e recebe por hora trabalhada, projeto ou pacote.

O que é um Assistente Virtual

O papel principal do Assistente é ajudar nas mais diferentes tarefas do dia a dia de uma empresa e não gerenciar. Na maioria das vezes, o profissional não assume liderança em nenhum projeto importante, mas às vezes lida de forma independente com pequenos projetos.

De acordo com o termo virtual quem trabalha na área ajuda remotamente, sem estar presente fisicamente no espaço de trabalho. A maioria dos serviços prestados é do tipo operacional como atendimento ao cliente, organização de documentos e agendamento de compromissos.

Quais as diferenças entre freelancer x gestor x assistente virtual

Pode parecer bem confuso no início, mas aos poucos você vai percebendo que realmente existem diferenças entre essas categorias. Listei algumas para ficar mais claro na sua cabeça e entender se você vai atuar como freelancer, gestor ou assistente virtual.

Categorias de freelancer

Gestor e Assistente podem ser consideradas categorias dentro do universo freelancer, já que este abrange um grande número de profissionais. Mas nem todo freelancer é um Gestor ou Assistente porque pode prestar serviço em uma área criativa ou tecnológica.

Duração do trabalho

O freelancer em geral presta serviços com uma duração mais curta, enquanto que o Gestor e Assistente trabalham, na sua maioria, em projetos contínuos. Isso porque o trabalho rende melhor quando esses profissionais estão familiarizados com a equipe e a organização.

Local de trabalho

Nem todo freelancer trabalha de forma remota porque algumas atividades exigem a presença do profissional. Já o Gestor e Assistente trabalham 100% home office ou de qualquer lugar do mundo.

Tipos de serviços

Gestores e Assistentes estão mais relacionados com serviços administrativos, financeiros, atendimento e suporte. Freelancer, no modo geral, é contratado para serviços criativos e tecnológicos.

Especialidades

O Gestor é um profissional que desenvolve atividades mais especializadas como gestão de projeto. Da mesma forma acontece com um freelancer que é especialista em uma determinada habilidade e diferente do Assistente que geralmente faz trabalhos mais simples e operacionais.

Forma de trabalho

Dependendo do projeto o Gestor Virtual pode contar com uma equipe para desenvolver seu trabalho. Nesse caso, ele pode contratar um Assistente Virtual para delegar algumas atividades e um freelancer para fazer um serviço mais específico.

Formalização do negócio

Muitos freelancers trabalham de forma autônoma, sem formalização alguma. Isso também pode acontecer com o Gestor e Assistente Virtual. Mas como vários clientes estão exigindo emissão de NF, a maioria acaba se formalizando como MEI.

Visão do negócio

Para alguns profissionais ser freelancer está relacionado com “renda extra” que é feita nas suas horas vagas. Assistentes Virtuais assumem o serviço como sua profissão enquanto que os Gestores Virtuais enxergam a Gestão realmente como um negócio para empreender.

Mesmo com essas diferenças é perfeitamente compreensível misturar os termos. Não há problema algum com isso, desde que o profissional faça o seu trabalho com excelência e atenda seu cliente da melhor forma.

Mas eu particularmente gosto de ser chamada de Gestora Virtual porque meu trabalho vai além do que desenvolver atividades operacionais, além de ter assumido o empreendedorismo na minha vida. E você? Como deseja ser chamado?

Será que agora deu para entender a diferença entre Freelancer x Gestor x Assistente Virtual? Conta aqui nos comentários a sua percepção sobre isso.