O home office tem seus benefícios, mas é preciso tomar alguns cuidados para não se isolar no trabalho remoto e poder curtir a sua rotina diária ao máximo. Seguindo algumas dicas simples é possível evitar esse aspecto um pouco negativo desse modelo de trabalho. 

O trabalho remoto e os riscos de isolamento

Trabalhar remotamente significa poder realizar suas atividades profissionais de qualquer lugar, sem a necessidade de estar presente em um escritório fixo. Muito frequentemente esse escritório é substituído pelo Home Office.

Essa prática pode trazer uma série de benefícios. O profissional pode, na maioria das vezes, fazer seus próprios horários, economizar tempo com deslocamento e transporte, aumentar sua produtividade e muito mais!

Porém, trabalhar remotamente, principalmente no estilo Home Office, também pode ter alguns pontos negativos. Um deles é a possibilidade de isolamento social. Trabalhar em casa, por melhor que pareça, pode também acabar prejudicando em alguns sentidos, como por exemplo diminuindo o contato social e favorecendo o isolamento.

Interagir com outras pessoas é parte essencial para o dia a dia de um indivíduo e, inclusive, a falta dessa interação pode até causar alguns problemas como agressividade, alterações de humor, depressão, estresse, toxicodependência, distúrbios de pressão e ainda favorecer o surgimento de outras doenças.

Por esses motivos, é muito importante tomar certas atitudes para não se isolar no trabalho remoto e aprender a curtir ainda mais a sua rotina diária.

7 dicas para não se isolar no trabalho remoto

Como acabamos de citar, ter um convívio com outras pessoas é de extrema importância para sua saúde física e mental. Por isso, separamos 7 dicas para te ajudar a melhorar esse quesito durante o seu dia a dia. Confira!

1. Encontre outros lugares para trabalhar – Fuja um pouco do Home Office!

Um dos principais benefícios de se trabalhar remotamente é justamente poder trabalhar de qualquer lugar. Aproveite essa possibilidade para beneficiar a sua interação com outras pessoas, mesmo que de maneira indireta.

Vá trabalhar algumas horas de seu dia em um café ou uma lanchonete local com acesso à internet, na casa de algum amigo, em uma biblioteca ou até mesmo na escritório de algum cliente. Essa última opção também é uma ótima forma de conhecer mais o seu cliente e as outras pessoas que também fazem parte do negócio.

Você também pode ir para algum espaço de coworking na sua cidade e aproveitar para fazer networking. 

Essa prática não precisa ser algo diário, mudar seu ambiente de trabalho por alguns dias e horas já é mais do que o suficiente e, inclusive, pode ajudar a sua concentração, criatividade e produtividade. O simples ato de sair de casa já é uma excelente forma de combater o isolamento no trabalho remoto.

2. Procure fazer chamadas de vídeo ou reuniões presenciais com seus clientes

Se o seu trabalho exige um contato direto com seu cliente, você pode aproveitar a oportunidade para conversar e combater o isolamento.

Você pode, por exemplo, marcar reuniões e enviar feedbacks por meio de chamadas de vídeo ou, se possível, se encontrar pessoalmente na empresa ou mesmo em cafés ou espaços de coworking.

3. Faça networking!

Se conectar com pessoas é essencial e se conectar com pessoas que atuam na mesma área que você pode abrir diversas portas e te ajudar a alavancar o seu negócio.

Pensando nisso, procure participar de eventos e espaços que promovam esse networking. Algumas opções são os próprios espaços de coworking que já citamos ou ainda cursos e palestras de temas que te interessam, agremiações profissionais, entre outros.

4. Escute música enquanto trabalha

Diversos estudos na área comprovam que a música tem efeito calmante, diminuindo o estresse. Alguns estilos musicais, inclusive, podem até mesmo auxiliar na melhoria da concentração no seu trabalho.

Dessa forma, procure ver qual estilo musical funciona melhor para você. Porém, se escutar música enquanto trabalha está dificultando a sua concentração nas atividades, procure sonorizar o ambiente de diferentes formas, como por exemplo deixando a TV ou um rádio ligados em outro cômodo. O “barulho” causado contribui para a diminuição da sensação de isolamento.

5. Inclua atividades fora de casa à sua rotina

É preciso sair de casa em algum momento da sua rotina para fazer outras coisas importantes para o seu dia a dia. Por exemplo ir ao supermercado, se exercitar em um parque ou na academia, passear com seu animal de estimação ou também fazer parte de um grupo de trabalho voluntário.

Acrescentar essas coisas na sua rotina ajuda para que você não se esgote completamente no seu trabalho. Além de contribuir para que você possa cuidar da sua saúde e para que mantenha um convívio social, pontos de extrema importância principalmente para a sua saúde mental.

6. Mantenha uma vida social ativa

Na questão de convívio social é preciso uma dica exclusiva para ressaltar a importância dessa prática. A vida em sociedade é muito importante e não necessariamente requer um grupo grande de amigos e encontros frequentes.

Ter alguns amigos e passar um tempo conversando com eles, se encontrar com sua família, deixar um dia reservado para algum encontro com as pessoas importantes para você, já faz uma considerável diferença. Não é necessário fazer nada que te deixe desconfortável, porém pode ser preciso sair da sua zona de conforto para poder criar e manter uma vida social saudável.

7. Reserve um tempo livre para atividades além do seu trabalho

A vida não é só trabalhar, é preciso também cuidar de si mesmo e isso inclui relaxar e fazer atividades além daqueles referentes ao seu trabalho.

É importante ter um momento para você, para fazer aquilo que te faz se sentir bem. Caminhar, ir à praia, tomar um banho relaxante, ter um “dia” de beleza, cozinhar, etc. Muitos dos sintomas e problemas causados pela solidão podem ser resolvidos com autocuidado. Claro que essa prática deve ser feita em conjunto com as outras dicas que citamos.

O trabalho remoto pode te conferir uma maior liberdade para criar sua própria rotina e trabalhar da forma que achar melhor, não deixe de aproveitar essa oportunidade para cuidar de você, da sua saúde física e mental. Não deixe o Home Office te isolar!

Que tal colocar em prática essas dicas hoje mesmo para não se isolar no trabalho remoto? Acompanhe mais conteúdos nas nossas redes sociais. Estamos presentes no Facebook, Instagram,Twitter, Linkedln, Youtube, Pinterest,Telegram e Whatsapp.