A pessoa ainda nem sabe o que é Gestão/Assistência Virtual e a primeira pergunta é como encontrar o primeiro cliente? Isso acontece porque pensar em se vender é algo assustador para muita gente.

A maioria das pessoas não quer ir atrás das oportunidades, quer que tudo caia do céu no colo dela. Pode até ser que um dia isso aconteça, mas no início você tem que arregaçar as mangas, perder a vergonha e dar a cara para bater se quiser conquistar o seu primeiro cliente.

Entretanto, o processo é mais simples do que parece. O primeiro passo é contar às pessoas o que você está fazendo, o que é o seu negócio. Pegue uma caneta e papel e vem comigo conferir o que tem que fazer agora.

1. Fale para seus amigos e família

Quero que você feche os olhos agora e pense: Conheço um pequeno empreendedor?

Sim. Provavelmente, alguém está aparecendo na sua cabeça.

E, assim como você conhece um pequeno empreendedor, provavelmente todos seus amigos e familiares também conhecem donos de pequenas empresas

Você não precisa pensar nos amigos e família como seus clientes, mas como referência e indicação. Toda vez que eles ouvirem alguém falando que precisa de ajuda em tarefas relacionadas com a Gestão/Assistência Virtual, logo vão lembrar e indicar você.

Imagine um dos seus amigos que contratou uma empresa de jardinagem que demorou a dar retorno porque não está sabendo lidar com tanta emissão de NF. Em quem seu amigo vai logo pensar em indicar?

Então, trate de enviar um email para seus amigos e familiares, faça um post no seu facebook e instagram pessoal, compartilhe a informação no grupo de whatsapp da família e amigos e deixe eles saberem de você.

2. Parceiros, ex-chefes e conexões de trabalho

Lembra daqueles fornecedores que você atendia na empresa em que trabalhava? Que tal entrar em contato com eles para falar do seu trabalho atual? Pense que eles já conhecem muito bem o seu trabalho.

Além disso, você sabe as necessidades e dificuldades deles e consegue oferecer exatamente o que eles precisam. Mais que isso, eles podem indicar seu serviços para outros parceiros.

Por isso, coloque na sua lista as seguintes pessoas:

Essas pessoas conhecem o seu padrão de trabalho, suas habilidades e o seu valor. Para eles é mais fácil terceirizar tarefas para alguém como você que já conhece o funcionamento da empresa do que ter que treinar outra pessoa. 

A gente nunca pára para pensar nessas pessoas porque não queremos voltar ao passado. Mas essa é a hora de mostrar que seu mindset mudou de funcionário para prestador de serviço e que você tem muita coisa a oferecer como Gestor/Assistente Virtual.

3. Rede local

Mesmo que o trabalho do Gestor/Assistente Virtual seja focado para atender clientes do mundo todo, é interessante começar com os pequenos empreendedores da zona comercial da seu bairro ou cidade.

Você de alguma forma já faz parte da comunidade. Então, nada melhor do que tirar um dia para visitar pessoalmente esses estabelecimentos ou marcar uma reunião com as pessoas responsáveis.

Começar localmente é uma ótima maneira de ganhar experiência e confiança para quando for trabalhar totalmente de forma virtual. Isso porque você já vai ter um negócio estabelecido, vai saber como tudo funciona e com quem gostaria de trabalhar.

É muito comum as pessoas fazerem negócios com quem conhecem, gostam e confiam. Por isso, é bem provável que esses empreendedores se sintam confortáveis em conhecer o seu trabalho, gostam e começam a confiar em você.

4. Prospecção direta

Encontrar, pesquisar, qualificar e depois entrar em contato com as pessoas que eu queria trabalhar foi de longe o método mais bem-sucedido que usei para conquistar meus próprios clientes

Quando descobri com quem eu gostava de trabalhar e comecei a aplicar uma abordagem mais direta, tive tanto sucesso que parei de usar outros métodos para captar clientes porque não havia mais sentido.

Quando você sabe o tipo de pessoa/empresa que gostaria de trabalhar fica mais fácil entrar em contato diretamente para fazer a apresentação do seu negócio, mostrando como você pode fazer a diferença na empresa dele.

Muitos clientes que abordei diretamente precisavam do serviço, mas não sabiam o que e onde procurar esse tipo de profissional. A maioria nem sabe que precisa dos seus serviços até você falar sobre isso.

Esse método é perfeito porque você consegue decidir com quem deseja trabalhar e com o que. Você não vai precisar aceitar tudo que está batendo na sua porta, não está competindo com outros Gestores/Assistente Virtuais e terá total controle do seu negócio.

Existem várias formas de encontrar o primeiro cliente de Gestão/Assistente Virtual, mas essas 4 possibilidades são as que eu consigo ver mais resultados positivos. No início pode parecer assustador porque você não está acostumado a fazer.

Mas com o tempo você vai perceber que prospectar é algo que faz parte do seu trabalho. Você até pode ser o melhor profissional em uma determinada área, mas se ninguém souber que tem um negócio que pode ajudar as pessoas, não vai conseguir trabalho algum. Grite para o mundo que você é um Gestor/Assistente Virtual!

Aproveite esse post para seguir o blog nos mais diversos canais de redes sociais. Estamos presentes no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedln, Youtube, Pinterest e Telegram.